Cooperativas passam a ter acesso ao FNDCT em parceria com a Finep

Cooperativas passam a ter acesso ao FNDCT em parceria com a Finep

O acesso das cooperativas aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi tema central de reunião realizada entre a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Sistema OCB, no último dia 18. O encontro definiu encaminhamentos estratégicos, incluindo a proposta de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que irá orientar e promover a participação das cooperativas no FNDCT.

Entre as principais iniciativas está o desenvolvimento de uma cartilha conjunta, com orientações práticas sobre como as cooperativas poderão participar de editais e submeter projetos ao Fundo. Também está prevista a ampliação da divulgação dessa política pública junto ao setor, com foco em iniciativas de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento tecnológico.

“A Finep reconhece o potencial inovador das cooperativas e cria condições concretas para o acesso a recursos fundamentais em pesquisa e tecnologia. Nosso compromisso é transformar essa política em instrumentos práticos, para que os benefícios cheguem até a ponta, às cooperativas e seus cooperados”, destacou a superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), Tania Zanella.

O avanço ocorre em um momento estratégico, após a sanção da Lei 15.184/2025, que incluiu as cooperativas entre as beneficiárias do FNDCT. Segundo Zanella, as cooperativas estão prontas para atuar em áreas como agricultura sustentável, energias renováveis, economia circular e inovação em saúde. “Com o acesso ao FNDCT, teremos condições de escalar projetos que unem competitividade e impacto social positivo”, reforçou.

De acordo com a Finep, os próximos editais já contemplarão a participação das cooperativas em projetos de inovação, com potencial de impacto direto em inclusão produtiva, geração de renda e sustentabilidade.

Fonte: Reprodução Sistema OCB

Compartilhe: